top of page

HISTÓRIA DA LOJA

Nos primeiros meses de 2007, o Ir. Éderson Pereira Velásquez foi iluminado com a idéia de se fundar uma Loja Simbólica jurisdicionada à GLEMS para que a mesma viesse abrigar os Seniores DeMolays, já que parte deles estavam sendo admitidos ritualisticamente nos mistérios da Maçonaria em outras Potências. Não que o Ir. Éderson, estaria desmerecendo as outras Potências, o que ocorre é que os Seniores DeMolays, que sempre conviveram no seio de Lojas jurisdicionadas à GLEMS, estavam migrando para outras Potências em razão, principalmente do dispêndio com a iniciação e manutenção das Lojas, até porque, nada mais justo que passassem a pertencer a uma Potência da qual já tinham acesso e na qual conviviam há muitos anos. Então, no decorrer desse ano, o Ir. Éderson, começou a procurar quais seriam os melhores meios para que se fundasse essa Loja, buscou apoio nas figuras dos irmãos Adão Flávio Ferreira e Braunei Moreira Batista, os quais compactuavam dos mesmos pensamentos, o que fez aumentar a disposição para essa jornada. A idéia frutificou e, o passo seguinte seria uma visita ao Grão-Mestre, Ir. Juarez Vasconcelos, para expor o objetivo, sendo, por este, estimulado e incentivado.

 

Aos treze dias do mês de novembro do ano de 2007, na residência do Ir\ Ademir Batista de Oliveira, proprietário da Revista Consciência, a Rua Melanias Barbosa nº 619 - Bairro Taquarussu - Campo Grande/MS, reuniram-se sete Mestres Maçons, que se auto intitularam G7, eram eles: Éderson Pereira Velasquez, Braunei Moreira Batista, Adão Flávio Ferreira, Carlos Augusto Ferreira, João Ferreira Neto, Ademir Batista de Oliveira e Luiz Thadeu Rodrigues Lopes. Esses sete IIr. tinham a finalidade de começar a aprimorar a idéia de fundação de uma Loja Simbólica, idéia essa que se originou, como já anteriormente salientado, de conversas informais entre os IIr. Adão, Éderson e Braunei. A idéia original desses três IIr. era de que essa Loja tivesse baixos custos e que fosse direcionada aos egressos da Ordem DeMolay, além de explicitar que jamais fosse aventada a hipótese de construir uma sede própria. A preocupação inicial dos IIr. era de que a Loja não fosse destinada àqueles que pretendessem somente ocuparem cargos, pois o andamento da Loja deveria vir com naturalidade e transparência. A partir da primeira reunião do G7, diversas reuniões subseqüentes ocorreram, tendo com anfitrião os IIr. Gilson Prazeres dos Santos, na sede do Supermercado Compre Bem e Adão Flávio Ferreira no Edifício Village, nelas pode-se verificar o empenho dos IIr. envolvidos e dos demais que se uniram ao grupo, tendo em vista a organização com que eram feitas, sendo, inclusive, confeccionadas atas de todas as reuniões. Os trabalhos foram divididos, tendo todos os Ir., assumido um tipo de responsabilidade para com a fundação dessa Loja.

 

Na segunda reunião, o Ir. Éderson anunciou que havia conseguido a doação da Espada Flamígera, o Ir. Braunei havia levantado os custos para que se fundasse a Loja, inclusive de locação de Templos Maçônicos, junto a GLEMS e GOMS e o Ir. Ademir, comunicou que havia orçado o preço dos paramentos, fazendo a oferta de 50% dos mesmos e o Ir. Gilson, que se juntou ao grupo inicial, fez a doação do restante. Sendo assim, ao final da segunda reunião, onde havia onze IIr., já estavam resolvidos as questões das jóias dos oficiais, da Espada Flamígera e todos já sabiam o quanto seria necessário para custear a nova Loja. Ainda na segunda reunião, por sugestão do Ir. João Ferreira Neto, foi criada uma comissão para fazer as tratativas, em nome do grupo, sendo Presidente o Ir. Éderson, Secretário o Ir. João Ferreira e o Tesoureiro o Ir. Ademir. Diversas sugestões de nomes para a Loja foram sugeridas, entretanto, o Ir. Braunei teve a feliz idéia de que a fundação da Loja deveria ocorrer na data de 08/08/08. Na quarta reunião, o Ir. Ademir sugeriu a locação de um Templo do GOMS que viria a ser o nosso local de trabalhos, ou seja, o Templo da Loja Erasmo nº 24. No dia 12 de fevereiro de 2008 (5ª reunião) houve a escolha definitiva do nome, por votação, sendo o vencedor o nome de A. R. L. S. 8 de Agosto.

 

No dia 27 de fevereiro de 2008, foi expedido um comunicado formal ao Sereníssimo Grão Mestre, da intenção desse grupo de Maçons de se tornar realidade a idéia de se fundar a referida Loja. Assim, no mês seguinte, os integrantes da futura Loja, reuniram-se, no Salão Social do Edifício Village, com o Sereníssimo Grão Mestre, Ir. Juarez Vasconcelos e com o Ir. Solindo Medeiros e Silva, Grande Secretário das Relações Interiores, para dirimirem as dúvidas pertinentes à fundação da Loja. O Grão Mestre, de pronto respondeu todos os questionamentos que lhe foram feitos, e ressaltou a importância de termos a fundação dessa Loja, principalmente pelo moldes ao quais se propunha e pelo fato de há muitos anos não ocorrer a fundação de uma Loja jurisdicionada à GLEMS. A idéia do Magnífico Estandarte da Loja foi do Ir. Braunei, a criação e arte final, foi do Ir. Luiz Otávio Lima Júlio. O Estandarte foi doação do Past Grão-Mestre, Ir. Mafuci Kadri e o mastro foi doado pelo Ir. Guilherme Espíndola. Na reunião do dia 22 de abril de 2008 fora eleita a primeira diretoria, ou seja, a Diretoria Provisória da futura Loja Simbólica, tendo como primeiro Venerável Mestre o Ir. Carlos Augusto Ferreira, e também fora deliberado o dia da fundação – 08.08.08 – e da instalação – 18.08.08, e que as reuniões aconteceriam às segundas-feiras. No dia 27 de maio de 2008 foi distribuído aos IIr. presentes na reunião o termo de compromisso de transferência para efeito de fundação de Loja e algumas propostas preliminares de candidatos à iniciação.

 

Já no dia 30 de maio de 2008 foi feito um comunicado à Loja Erasmo do interesse de alugar seu templo para funcionamento dos trabalhos da nova oficina. No dia 28 de julho de 2008, foi escolhida a Diretoria Provisória, que ficou assim constituída: Venerável Mestre - Ir. Carlos Augusto Ferreira; Primeiro Vigilante - Ir. Gilson Prazeres dos Santos; Segundo Vigilante - Ir. Éderson Pereira Velásquez; Orador - Ir. Jorge Guilhermo La Torre Herédia; Secretário - Ir. Adão Flávio Ferreira; Primeiro Experto - Ir. Braunei Moreira Batista; Segundo Experto - Ir. Humberto Carlos Filgueiras Mercante; Tesoureiro - Ir. Cleyton Almeida de Olindo; Chanceler - Ir. Rui César Atagiba Costa; Primeiro Diácono - Ir. Nilo Gomes da Silva; Segundo Diácono - Ir. Laurindo Faria Petelinkar; Mestre de Cerimônias - Ir. Roberto Batista Vilalba; Porta Bandeira - Ir. Franklin Rodrigues Masruha; Porta Estandarte - Ir. Mário Márcio Ferreira da Silva; Hospitaleiro - Ir. Kazumi Nakasse; Mestre de Harmonia - Ir. Luiz Otávio Lima Júlio; Arquiteto - Ir. Romeu Heitor Lageano Moreira; Guarda do Templo - Ir. Anízio Alves Junior; Cobridor Externo - Ir. Antonio Pereira da Costa.

 

Sendo assim, nada coincidentemente, após nove meses gestacionais decorridos da primeira reunião do G7, no dia 08 de agosto de 2008, no salão social do Edifício Village, na Rua Pedro Celestino, 1522, nasceu a A. R. L. S. 8 de Agosto nº 61, que teve como fundadores os seguintes irmãos: Adão Flávio Ferreira; Anísio Alves Júnior; Antônio Pereira da Costa; Braunei Moreira Batista; Carlos Augusto Ferreira; Cleyton Almeida de Olindo; Éderson Pereira Velasquez; Franklin Rodrigues Masruha; Gilson Prazeres dos Santos; Humberto Carlos Filgueira Mercante; Jorge Guilhermo La Torre Herédia; Kasumi Nakasse; Laurindo Petelinkar; Luiz Otávio Lima Júlio; Mário Márcio Ferreira da Silva; Nilo Gomes da Silva; Roberto Batista Vilalba; Romeu Heitor Lageano Moreira; Rui César Atagiba Costa. A fundação contou ainda com os seguintes irmãos visitantes: Ademir Batista de Oliveira; Alison Gordim Pedroso; Aristides Almirão; Cezar Luiz Galhardo; Eduardo Velasco de Barros; Elízio de Deus Santos; Guilherme Francisco Santinho; Hélio Ávila Lima; João Ferreira Neto; Joel Cleto de Matos Portela; José Carlos Bombassaro; Joufre do Amaral Alves; Luiz Thadeu Rodrigues Lopes; Merlison Figueiredo Pedroso; Sávio Moral Rezuth; Sidney Rocha Guimarães; Valdenir de Freitas Guimarães; Waldecy Alves Batista; Walter Freire.

 

Nesse momento devemos lembrar valorosos IIr. que muito ajudaram em todo o processo, como o Ir. João Ferreira Neto, o Ir. Ademir Batista de Oliveira e o Ir. Luiz Thadeu Rodrigues Lopes. Sendo que o primeiro não ingressou, como fundador, da Loja porque foi lançado candidato ao cargo de Venerável Mestre em sua Loja, ou seja, na Loja Nova Era nº 8, para o período administrativo – 2009/2010. Já o Ir. Ademir foi eleito para o cargo de Venerável Mestre da Loja XV de Novembro nº 50, atual administração e o Ir. Luiz Thadeu, atendendo pedido do seu Venerável Mestre, da Loja Ordem e Progresso nº 25, Ir. Wilmar Lewandowski, recém falecido. Importante também são aqueles que entraram para o quadro da Loja após sua fundação, como o Ir. Sidnei Rocha Guimarães, que estava presente na fundação, o Ir. Luiz Antonio Saab, o Ir. André Luiz Saab, além dos demais que estão para se filiar em nossa querida Loja. No dia dezoito18 de agosto de 2008, o Sereníssimo Grão-Mestre, Ir. Juarez Vasconcelos, autorizou, pelo Ato nº 109-2006/2009, a fundação de uma Loja no Or. de Campo Grande-MS, com a demoninação de A.R.L.S. Oito de Agosto nº 61, considerando-se, a data de fundação da Loja, o dia 8 de agosto de 2008. No dia 19 de agosto de 2008, o Sereníssimo Grão-Mestre, Ir. Juarez Vasconcelos, vinculou, pelo Ato nº 1109-2006/2009, a A.R.L.S. 8 de Agosto nº 61, à 3ª Delegacia Distrital, da jurisdição do Delegado Distrital, Ir. Allan Ribeiro de Oliveira.

 

Assim, após a sua fundação e posterior instalação, a Loja 8 de Agosto nº 61, vem com total pujança em seus trabalhos, sendo que, aos vinte e dois dias do mês de novembro do ano de dois mil e oito, em um evento histórico, realizou sua primeira sessão Magna de Iniciação, nas dependências da GLEMS, com autorização dada pelo Ser. Grão Mestre, Ir. Juarez Vasconcelos e com o mesmo dirigindo os trabalhos, de 12 profanos, sendo seis deles egressos da Ordem DeMolay, em uma sessão rica em simbologia, tendo sido respeitados todas as jornadas dos neófitos, e harmônica pela luz emanada de todos os que estavam presentes. Receberam a luz os IIr. Alexangelo Alexandrino Dembogurski, Carlos Gustavo de Lima Del Valle Sampaio, Diego Loureiro Ribas, Edgar de Azevedo Pinto, Gilson Leonardo da Costa Santos, Jefferson Eduardo Pessoa, Júlio César Pereira de Amorim Barbosa, Luiz Carlos Calepso, Naudir de Brito Miranda, Thiago de Souza Pires, Thiago Garcia de Figueiredo e Wellington de Mattos Santussi. Em visita ao Museu da GLEMS, os IIr. João Ferreira Neto e Braunei Moreira Batista, tiveram a feliz idéia da transformação daquele local num Templo para as jurisdicionadas da GLEMS que ocupavam Templos de Lojas de outras Potências.

 

A idéia foi levada ao Grão-Mestre, Ir. Juarez Vasconcelos que a abominou; pois não admitia fazer reparos na estrutura da GLEMS além de estar fixado na idéia de construir um Templo para os graus filosóficos atrás do Hotel do 3º Milênio e o Templo atual dos graus filosóficos seria adaptado para essas Lojas que ocupavam Templos de Lojas de outras Potências. Numa quarta-feira, após o jogo de futebol na Loja Nova Era, o Ir. João Ferreira Neto voltou à carga sobre a transformação do Museu em Templo, com o Grão-Mestre; argumentando que o Museu deveria ser no meio da rua (força de expressão) e não escondido como o atual, onde nem 1% dos IIr. o conhecia, além da transformação ser mais barata e rápida. Após essa conversa, o Grão- Mestre fez uma enquete entre vários visitantes e constatou a veracidade nas palavras do Ir. João Ferreira Neto. De 31 entrevistados, apenas um havia visitado o Museu. Na semana seguinte, o Grão-Mestre convocou o Ir. João Ferreira Neto para dar-lhe a notícia da transformação do Museu em Templo, além de agradecer-lhe pela idéia. Para nossa felicidade, ainda no mês de maio, estaremos mudando para aquela localidade, onde funcionaremos às terças-feiras. Por sugestão do Ir. Adão Flávio Ferreira e aquiescência da Loja, esta deverá propor ao Grão-Mestre, Ir. Juarez Vasconcelos, que o Templo seja denominado de “Templo Ir. Edroim Reverdito”, em reconhecimento pelos relevantes serviços prestados à Instituição. No dia 16 de fevereiro de 2009, a A.R.L.S 8 de Agosto nº 61, teve a sua primeira baixa, ou seja, o Ir. Mário Márcio Ferreira da Silva, um dos seus fundadores, pediu o seu Quite Placet em caráter irrevogável. Foi uma perca irreparável, pois este valoroso Ir. muito contribuiu para que a nossa Loja atingisse o número legal exigido para o ato de fundação.

 

Outro momento histórico de nossa querida Loja foi a Honraria tão corretamente destinada a dois valorosos Maçons, o Ir. João Ferreira Neto e Ser. Grão Mestre, Ir. Juarez Vasconcelos, que na data de 23 de março de 2009, receberam o título de Maçom Honorário da A. R. L. S. 8 de Agosto nº 61. Brilhantemente, como outro fato histórico a ser registrado, é a sessão de hoje, onde essa Loja, a caçula da GLEMS recebe o Malhete Itinerante de nossa irmã a A. R. L. S. Filhos de Hiran nº 15, do Or. de Rio Verde de Mato Grosso. Todos os trabalhos realizados por essa Augusta Oficina tomam de pleno êxito, e a Loja caminha ordenada e harmonicamente, possuindo em seu quadro Homens Livres e de Bons Costumes, que semanalmente se reúnem com o escopo de “vencer suas paixões, submeter sua vontade e fazer novos progressos na maçonaria, estreitando assim os laços que os unem como verdadeiros irmãos”.

 

bottom of page